Projetos


A TSE conta com profissionais com mais de 30 anos de experiência em empreendimentos para o setor elétrico e sistemas industriais. Confira nossos projetos mais recentes:

Elaboração de projeto elétrico, civil e eletromecânico de ampliação da Subestação Xingu 500 kV, integrante do sistema de transmissão da Usina de Belo Monte.
Prestação de serviço de estudos, análise de projetos, inspeção de equipamentos e consultoria especializada, para a ELEKTRO há mais de seis anos.
Estudo de Tensão de Restabelecimento Transitória TRT para a verificação das características dos disjuntores de 345 kV a serem trocados na SE Recebedora.
Cálculo de campos elétrico e magnético para e definição de altura de barramentos para atendimento aos níveis de referência estabelecidos pelo ICNIRP na frequência de 60 Hz.
Estudo de coordenação de isolamento para descargas atmosféricas contemplando a implantação de dois autotransformadores 500/138 kV na subestação João Câmara III.
Elaboração de estudo de estabilidade e verificação da atuação dos esquemas de rejeição de cargas devido a entrada em operação de uma nova unidade geradora.
Realização de estudo de mínimo custo global para a escola de alternativas de conexão para a expansão da geração da Fibria Três Lagoas (MS). Também foram realizados estudos de acesso, fluxo de potência, curto-circuito e estabilidade eletromecânica.
Elaboração de relatório de cálculo e relatório de conformidade para atendimento à RN Aneel N° 398 de 23 de março de 2010.
Realização de estudos de acesso e definição de suporte de reativo para o parque eólico Delta do Parnaíba localizado no Piauí.
Cálculo de campo elétrico e previsão de mitigação dos campos elétricos e magnéticos nas subestações de 500 kV do sistema Teles Pires:

  • SE Cláudia
  • SE Paranaíta
  • SE Paranatinga
  • SE Ribeirãozinho
  • SE Marimbondo
  • SE Rio Verde Norte
Desenvolvimento de esquema especial e inédito para a proteção do transformador defasador, direto e simétrico, 138 kV 150 MVA ± 30° instalado na SE Padre Fialho. Confira o artigo publicado com todos os detalhes em nossa seção de publicações.
Realização dos estudos de acesso para definição das características dos equipamentos, projeto básico e executivo, civil elétrico e eletromecânico, além de especificação de equipamentos.
Estudo de transitórios eletromecânicos para a determinação da corrente de swing para a definição dos capacitores série da LT Milagres – São João do Piauí 500 kV.
Modelagem de todo o sitema Elétrico da Vale do Rio Doce, desde a Entrada em 138kV, até os CCM’s de baixa tensão, e processamento dos casos de curto-circuito. Toda a modelagem e cálculos foram realizados com a utilização do software PTW desenvolvido pela SKM.
  • Modelagem de todo o sistema Elétrico da ArcellorMittal Tubarão partindo da barra de entrada em 138kV, até os CCM´s de baixa tensão, e processamento dos casos de curto-circuito. Toda a modelagem e cálculos foram realizados com a utilização do software PTW desenvolvido pela SKM;
  • Estudo de Seletividade e parametrização dos relés, de toda a planta industrial da ArcellorMittal.
  • Modelagem de todo o sistema Elétrico Industrial da IPB Mogi Guaçu (através do software PTW), de forma a determinar os níveis de Energia Incidente (Arc Flash Evaluation) nas barras de 13800V, 6600V, 2400V e 440V;
  • Recomendações de alterações de ajustes ou alternativas para redução dos níveis de Energia a valores solicitados pela IPB, de forma a utilizar vestimentas adequadas e com maior flexibilidade aos trabalhos em painéis energizados, em atendimento a Norma IEEE-1584.